close

x Brasileirão Série B 2024
22/04/2024 - 21:00
x Brasileirão Série B 2024
26/04/2024 - 21:00
x Brasileirão Série B 2024
06/05/2024 - 21:00

UFA! Guarani vence Bragantino e se livra do rebaixamento no Paulistão

Com gol de Pablo Thomaz, Bugre ganha a primeira em casa no ano e escapa da queda para a A2

Por Nossa Taba, em 10/03/24

A história do Guarani no Campeonato Paulista de 2024 acabou com um final feliz. A equipe bateu o Red Bull Bragantino em um jogo tenso, na tarde deste domingo (10), e conseguiu evitar seu rebaixamento para a Série A2 do ano que vem.

O placar final ficou em 1 a 0 para o Bugre. O gol da partida saiu cedo, logo aos 8 minutos do primeiro tempo. Pablo Thomaz anotou o tento e ajudou o time a sair com os três pontos. A vitória – a primeira no Brinco de Ouro em cinco meses – fez com que o alviverde não dependesse de nenhum outro resultado da 12ª rodada para escapar da queda. Ituano e Santo André caíram para a segunda divisão.

O jogo

O Guarani veio a campo com uma série de modificações na equipe titular. Com a lesão de Márcio Silva, Lucas Adell ganhou espaço na zaga, ao lado de Léo Santos e Rayan. No meio de campo, Camacho (suspenso) e Anderson Leite (lesionado) foram baixas, o que fez o técnico Claudinei Oliveira armar uma equipe mais ofensiva, com apenas Matheus Bueno de volante, e Gustavo França e Régis como armadores. No ataque, Reinaldo foi escalado no lugar de Gabriel Santos e formou dupla com Pablo Thomaz.

Diante de um Bragantino formado, majoritariamente, por atletas do sub-20, o Bugre aproveitou a falta de ritmo dos adversários e se impôs nos minutos iniciais. Aos 8 minutos, o goleiro Vladimir fez uma reposição de bola no campo de ataque que encontrou Reinaldo. O camisa 20 avançou pela direita, superou a marcação e cruzou rasteiro para a área. Lá, Pablo Thomaz apareceu livre para completar para a rede e abrir o placar para os donos da casa.

Após o gol, como de costume, o Guarani diminuiu o ímpeto e cedeu a bola ao Massa Bruta, que assustou. Rayan teve de salvar uma finalização em cima da linha para impedir que os campineiros sofressem o empate.

Ainda na etapa inicial, Régis teve uma oportunidade claríssima para ampliar a vantagem bugrina. Ele recebeu a bola cara a cara com o goleiro adversário, o driblou, mas chutou para fora.

No segundo tempo, o Guarani seguiu pouco inspirado ofensivamente e dando chances ao Bragantino. Aos 11 minutos, a trave evitou o que seria o gol de empate. A cabeçada de Douglas Mendes carimbou o poste.

Claudinei Oliveira acionou três atacantes do banco de reservas para tentar mudar a postura do Bugre na partida. No entanto, as entradas de Marlon, Gabriel Santos e do estreante Airton não surtiram muito efeito, e o time encerrou a partida com apenas três finalizações a gol.

Quando o árbitro apitou pela última vez, os mais de 7 mil bugrinos presentes nas arquibancadas do Brinco de Ouro da Princesa respiraram aliviados e celebraram a manutenção do Guarani na elite do futebol paulista para 2025.

Campanha

O Bugre encerrou a participação no Paulistão deste ano com a sua pior campanha desde que voltou à Série A1, em 2019. Foram apenas 10 pontos somados em 12 jogos, com duas vitórias, quatro empates e seis derrotas. A equipe ficou na lanterna do grupo B e na 14ª colocação na classificação geral – a primeira acima da zona do rebaixamento. O desempenho praticamente elimina as chances do Guarani de conquistar uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem, via estadual.

Futuro da temporada

Agora, o elenco alviverde terá uma longa intertemporada até o início da próxima competição. A estreia bugrina na Série B do Campeonato Brasileiro só acontecerá no final de semana do dia 19 de abril, portanto, daqui a mais de um mês. Durante o período, a diretoria tende a reformular o plantel. Três jogadores já foram anunciados para a disputa do nacional. A expectativa é que o número de novas peças a desembarcar em Campinas chegue a sete.

Ficha Técnica

Paulistão Sicredi – 2024 – 10.03.2024
Guarani x Red Bull Bragantino
Estádio Brinco de Ouro da Princesa
Público: 7.508
Renda: R$ 65.790,00
Gol: Guarani: Pablo Thomaz 8’/1T

GUARANI

Vladimir, Léo Santos, Rayan e Lucas Adell (Lucas Araújo); Diogo Mateus, Gustavo França (Heitor), Matheus Bueno, Régis (Gabriel Santos) e Hélder; Reinaldo (Marlon) e Pablo Thomaz (Airton) – Técnico: Claudinei Oliveira

RB Bragantino

Lucão, Andrés Hurtado, Léo Realpe, Douglas Mendes e Guilherme Lopes; Raul, Bruninho (Gabriel Lopes) e Gustavinho; Laquintana (Filipe), Talisson (Yuri Telles) e Vitinho (Isac) – Técnico: Pedro Caixinha

Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC

Conteúdo relacionado: