close

x Brasileirão Série B 2024
21/07/2024 - 17:00
x Brasileirão Série B 2024
24/07/2024 - 21:30
x Brasileirão Série B 2024
28/07/2024 - 16:00

Guarani 113 anos: clube ganha novo Marco Zero como presente de aniversário

Totem foi inaugurado pela prefeitura nesta terça-feira (2), no local onde o time foi fundado

Por Nossa Taba, em 02/04/24

No dia em que completa 113 anos de história, o Guarani foi presenteado com uma lembrança para lá de especial. A prefeitura de Campinas inaugurou, no início da tarde desta terça (2), um monumento que faz alusão à fundação do clube, ocorrida em 1911.

O totem – que tem uma estrela dourada em alto relevo, o nome e a data de criação do time – foi instalado na Praça Carlos Gomes, no centro da cidade. Foi neste exato lugar que 11 jovens se reuniram e deram início ao Guarany Foot-Ball Club. O nome da equipe foi dado em homenagem ao maestro que batiza a praça, cuja maior obra criada foi a ópera “O Guarani”. As cores verde e branco foram escolhidas em razão das palmeiras imperiais que rodeavam o local da reunião e da luz que emanava do céu no momento do encontro.

Entre 1982 e 2023, o cruzamento das ruas Conceição e Irmã Serafina abrigou uma referência à fundação do clube – uma placa de bronze confeccionada por um grupo de torcedores conhecido como TABA. O item, no entanto, foi furtado, o que motivou a solicitação de um novo marco para a prefeitura de Campinas.

“É um grande prazer estar aqui pela segunda vez. Esse lugar é histórico para o clube. A gente nunca pode esquecer da ligação do Guarani com essa praça. Pelo número de pessoas aqui hoje, promete fazer muito sucesso”, disse o aposentado Fernando Pereira, que participou da colocação do primeiro monumento.

O evento desta terça reuniu autoridades públicas, ex-jogadores e membros da diretoria do Guarani. O vice-presidente bugrino, Erik Franco, falou sobre o presente de aniversário ganhado pela instituição. “É um momento histórico. O conselho de administração fica muito feliz com a participação de todos, desde os torcedores, até os vereadores e o prefeito. É um ótimo presente. Depois de 113 anos, estamos aqui nos alegrando com a história do clube”, declarou.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância do clube para a cidade. “O Guarani faz parte da vida dessa cidade. É importância resgatar a história e valorizar o time”, disse.

O novo Marco Zero do Guarani conta com iluminação especial para ser visto à noite e é rodeado por câmeras de segurança, que visam repelir atos de vandalismo.

Foto: Víctor Freitas/Nossa Taba

Conteúdo relacionado: