close

x Brasileirão Série B 2024
22/04/2024 - 21:00
x Brasileirão Série B 2024
26/04/2024 - 21:00
x Brasileirão Série B 2024
06/05/2024 - 21:00

Claudinei Oliveira já livrou times do rebaixamento em 3 ocasiões

Uma das equipes foi o Botafogo-SP, próximo adversário do Guarani

Por Nossa Taba, em 29/02/24

Apesar de Ricardo Moisés, CEO do Guarani, ter prometido, no início da temporada, que o clube se classificaria para as quartas de final do Paulistão Sicredi 2024, o cenário atual é outro. Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos do torneio, o Bugre já não tem chances de avançar para o mata-mata e ainda corre sério risco de ser rebaixado para a segunda divisão.

A má campanha do time, que só venceu uma das 10 partidas feitas, causou mudanças no alviverde. Ricardo foi afastado do departamento de futebol e Umberto Louzer demitido do comando técnico. A aposta da diretoria para salvar a equipe do descenso foi Claudinei Oliveira, treinador experiente em operações desse tipo.

Em 11 anos de carreira no futebol profissional, o treinador já livrou grupos de quedas em três ocasiões. Duas delas foram na Chapecoense.

A primeira aconteceu em 2018. O clube catarinense disputava a Série A do Brasileirão e estava dentro do Z-4, na 18ª colocação, quando ele chegou. Claudinei dirigiu o Verdão do Oeste nas nove rodadas finais da competição e conquistou quatro vitórias. Os triunfos fizeram o time terminar na 14ª posição.

A segunda vez foi no ano passado – dessa vez, na Série B nacional. O comandante assumiu a Chape na 23ª rodada, quando a equipe era a vice-lanterna. Assim como na situação anterior, a salvação só aconteceu na última rodada. O técnico venceu o Vitória e fechou o torneio na 16ª colocação, a última antes da zona do rebaixamento.

Mas não foi só o time de Santa Catarina que foi agraciado pelos milagres de Claudinei Oliveira. O Botafogo-SP também já se safou de queda com a ajuda do treinador. Em 2020, no Paulistão, ele pegou o Pantera na última posição da classificação geral, com somente dois pontos em seis jogos. Até a 12ª rodada, o técnico conquistou três vitórias, fazendo com que a equipe escapasse com 11 pontos. Coincidentemente, o triunfo que livrou o time de Ribeirão Preto do descenso foi contra o Guarani, quando fez 2 a 0, na penúltima rodada.

Apesar dos êxitos nas campanha citadas acima, o técnico de 54 anos, natural de Santos, já amargou um rebaixamento: foi comandando o Avaí, em 2017, quando o Leão caiu da primeira para a segunda divisão nacional.

Agora à frente do Guarani, Claudinei busca alcançar o quarto êxito na missão de fugir de um rebaixamento. O jogo chave para ele é nesta sexta-feira (1°), contra o Botafogo-SP, fora de casa, às 18h30. O jogo é válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. O Bugre tem seis pontos e ocupa a 14ª colocação na classificação geral – a primeira fora do Z-2.

Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC

Conteúdo relacionado: